quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Coluna GTIM - O Lado bom das pessoas



Assim como tudo que nos acontece na vida, todas as pessoas têm seus defeitos e igualmente suas qualidades.
Acostumamo-nos a julgar as pessoas, bem como os acontecimentos da vida, sempre olhando o que houver de pior, os defeitos, os erros. Dessa forma deixamos de valorizar suas qualidades, suas virtudes, o que tiver de melhor, ou seja, valorizamos o mal e esquecemos o bem.
Se pararmos para pensar, fazemos isso o tempo todo e para tudo. Ao encontrar um conhecido na rua, o que mais comentamos? As piores notícias dos jornais, as tragédias, que é o que a mídia nos vende: “Você viu aquele assalto...?”, “Cuidado, não fique andando de bicicleta, não viu outro dia a tragédia...?”, e daí para pior! Não é comum ouvir as pessoas comentarem da ação de uma ONG, de alguém que estendeu a mão a quem caiu, que alimentou um faminto. Na melhor das hipóteses, comentamos sobre o clima!... Não ouvimos coisas boas, não comentamos o bem, não valorizamos a caridade.
Já ouvi mais de uma vez numa história que exemplifica bem o que quero dizer, que conta que em determinado ponto de certo caminho havia um cachorro morto. Dessa forma, todos que por ali passavam reclamavam do fedor do corpo em decomposição: “Nossa, que fedor!”, “Que cheiro terrível, desse cachorro!”. Mas Jesus, passando por esse mesmo lugar disse, olhando para o corpo: “Que belos dentes tinha esse cachorro!”.
Que diferença! Assim mesmo somos nós na vida, infelizmente, diariamente. Reclamamos de tudo, só destacamos o que é ruim. Jesus, nosso maior exemplo, mais uma vez nos mostra como agir, valorizando o que é bom, mesmo porque tudo, e todos têm também qualidades, temos algo de bom. Precisamos entender também que a impressão que temos que só acontecem coisas ruins não é verdade. Só nos parece ser assim porque é só do que falamos.
Por isso proponho, a partir de agora, nos esforçarmos ao máximo para dizer apenas o que for edificante. Valorizar os acertos, as qualidades, fazer elogios, críticas construtivas. Vamos procurar analisar as coisas com calma, tentando ver o lado bom das situações, o melhor de cada pessoa.
Se, num primeiro momento, parece que não podemos mudar o que está ao nosso redor, experimente mudar seu ponto de vista, e terá, sem dúvida, agradáveis resultados!
Idamares Alves



Nenhum comentário:

Postar um comentário