quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Coluna Paulo Guedes: A Ética Cristã



O presente texto pretende introduzir e discutir a urgência da ética cristã como fundamento para a busca de uma sociedade democrática e suas conectividades com os direitos humanos. A problematização do tema com todo o seu envolvimento nas diversas áreas do conhecimento humano torna-se uma tarefa árdua, levando-se em conta o processo de globalização acelerado em que estamos inseridos.
Um olhar mais atento e vamos começar a identificar as diversas facetas da sociedade, com seus valores éticos e morais com toda a sua historicidade, lugar, espaço e tempo onde a sua significação foi construída e reconstruída pela ação humana.
A ética, como teoria, exercício intelectual que propicia a reflexão, a análise, a decisão e a avaliação de toda conduta social, tem sido o principal regulador do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade. Sem ela, com seus princípios humanitários, o homem teria tido poucas chances de chegar à era da modernidade.
Hoje podemos dizer que, apesar da grande contribuição que ela deu ao homem e à sociedade, a modernidade alijou-a das relações humanas, abrindo um espaço demasiadamente grande para que o positivismo, juntamente com o materialismo, espalhe os seus tentáculos por toda a sociedade, preludiando dias obscuros para a humanidade.
Surgem orientações e normatizações baseadas em conceitos anticristãos, que colocam o homem refém do mundo sistêmico, do poder e do dinheiro, criando um desenvolvimento econômico e tecnológico que beneficia uma minoria em detrimento de condições mínimas de sobrevivência da grande maioria da população mundial.
Também podemos afirmar que a ética, por si só, não garante a transformação moral da humanidade. A assertiva segundo a qual nós, seres humanos, somos capazes de concordar minimamente sobre princípios como a justiça, a igualdade de direitos, cidadania plena, solidariedade e dignidade da pessoa humana, indicam grande possibilidade de vivenciarmos esses princípios, mas nada garante a sua real efetivação.
A ética, como teoria, ou como princípios negociados e acordados entre nações, povos e religiões e sua inclusão nas cartas magnas, não é o suficiente para transformar. É preciso que o homem a coloque como virtude em sua vida, trazendo para si o exercício da plena cidadania em confronto com a moral vigente nas sociedades.
A palavra planificadora de Cristo exerce papel fundamental na efetiva incorporação da ética na vida do homem, possibilitando-o participar plenamente no processo de transformação da sociedade.
Com a finalidade de discutir a contribuição que a ética cristã pode exercer sobre a sociedade atual, buscaremos fazer, nas próximas semanas, um estudo aprofundado da ética com todos os seus desdobramentos, conceituando-a, e analisando as suas alternativas, como na ética humanista, utilitarista e naturalista; caminharemos também pela ética religiosa cristã, buscando entender os seus sistemas de valores, bem como pela ética religiosa não cristã.
Estaremos discutindo também a ética como estudo crítico da moralidade, sua influência no homem, abrangendo sua vida em família, na sociedade e no trabalho e negócios, como também a forma de desenvolver uma consciência moral proporcionadora da liberdade humana.
Analisaremos a instituição família, com a conceituação de lar; os deveres morais do homem na família; a paternidade responsável e o dever moral da família na sociedade, bem como estaremos refletindo os valores morais diante da sociedade moderna.
Com a convicção de que a ética cristã tem muito a contribuir com a transformação da sociedade, avaliaremos essa mesma sociedade em todos os seus aspectos, num estudo sociológico da sua relação com o Estado, com a cultura e a influência da comunicação na formação dos valores dessa sociedade. Olharemos com toda a atenção os instrumentos aceleradores da instabilidade social, procurando entender os motivadores da exclusão social, da evasão escolar, dos desajustes de conduta e as deficiências sociais, onde vamos encontrar os crimes de todos os matizes, a prostituição, o alcoolismo, a toxomania e a jogatina.
Na busca da solução para os embates sociais, estudaremos a religião e seu papel na família e na sociedade, procurando nas Escrituras Sagradas as leis que regem a vida em comunidade, passando pelas leis mosaicas e chegando ao Evangelho de Jesus.
Encontraremos,no decorrer deste estudo, o Plano Social de Deus para a humanidade, tendo como princípio a educação do homem e o desenvolvimento de valores morais norteados pela ética cristã. A pedagogia será apresentada como ciência de fundamental importância nesse processo transformatório, tendo o amor como ato pedagógico, capaz de tirar o homem da inércia e colocá-lo a caminho da evolução.
Procuraremos mostrar que todos nós somos educadores e educandos nas escolas da vida, trocando de papel conforme as circuntâncias da jornada, e para que sejamos bons educadores apresentaremos a pedagogia da afetividade; e como não poderia ser diferente, estudamos nas semanas anteriores, Jesus, o pedagogo por excelência, com os seus métodos de ensino que tantos exemplos têm nos dados. Ele marcou a vida da humanidade com o seu verbo divino, e precisamos nos espelhar nEle para fazer a nossa parte no trabalho fundamental da seara do Cristo.

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