terça-feira, 27 de outubro de 2015

Comuna Paulo Guedes: Ética como Estudo Crítico da Moralidade


Ética é "o estudo crítico da moralidade”, analisando sistematicamente as escolhas morais que os seres humanos fazem, e os padrões do certo e errado pelos quais a conduta será dirigida, e assim sejam satisfeitos os alvos e princípios ideais reconhecidos e exigidos.
É indispensável e determinante o estudo de que, na realidade, o homem é livre e responsável por seus atos: suas obrigações morais, deveres, louvores, culpa, verdade, etc.; que as escolhas morais são resultado complexo da avaliação e conclusão do determinismo espiritual (não o determinismo mecânico ou orgânico) no usufruto da liberdade moral.

Tendo o homem a liberdade de pensar, tem igualmente a de obrar porquanto, sem o livre arbítrio ele seria uma máquina. Conforme o homem for compreendendo a ética e a moral, menos predisposições ao arrastamento a atos repreensíveis ele terá.

O seu encontro com Deus através das Escrituras Sagradas o credencia a vivenciar o amor de Deus e sua misericórdia, e obviamente que não haverá desculpas para o mal que ele venha a praticar.
O livre arbítrio que Deus concedeu ao homem é uma faculdade indispensável pois, sem ele, como foi dito acima, ele seria uma máquina e não teria responsabilidade pelos atos que viesse a praticar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário